O Dia Nacional do Campo Limpo foi idealizado pelo inpEV em 2005 como forma de mobilizar todos os envolvidos no programa de destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O principal objetivo da data, celebrada todos os anos no dia 18 de agosto, é levar as comunidades do entorno das unidades de recebimento a refletirem sobre a preservação do meio ambiente.
A iniciativa integra escolas, agricultores, distribuidores, indústrias, autoridades e comunidades, com a realização de atividades socioeducativas, como concurso de desenho e redação, peças teatrais, palestras, plantio de árvores e distribuição de materiais educativos. Além disso, as centrais de recebimento de embalagens são abertas à visitação pública.
O foco dessas ações é questão da preservação ambiental no campo e os bons resultados do programa de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Afinal, o Sistema Campo Limpo é referência no Brasil e exemplo para o mundo, promovendo a reciclagem de 94% das embalagens plásticas primárias.
A repercussão das primeiras edições do Dia Nacional do Campo Limpo foi tão positiva que em 2008 foi sancionado o projeto de lei que incluiu a data no calendário oficial brasileiro de comemorações. O envolvimento das comunidades localizadas no entorno das unidades de recebimento de embalagens vazias tem sido crescente ano a ano, já tendo atingido mais de 600 mil pessoas.
Este ano alunos do 4º e 5º ano de nossa escola foram convidados a participar dessa comemoração. O evento foi de grande importância para o esclarecimento e a importância desse projeto para o meio ambiente. Os alunos participaram de palestra, plantação de mudas, desenhos ilustrativos ao tema, sorteio de prêmios e demais atividades. Somos agradecidos pela oportunidade de participar desse momento tão especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário