domingo, 24 de agosto de 2014

Projeto Pedagógico Família na Escola



Apresentação
          Toda criança têm direito a ser criado e educado no seio de uma família, em ambiente seguro e afetivo. Essa afirmação revela o desejo da maioria das pessoas quando o assunto é família.
Introdução
          O projeto Família na Escola pretende mostrar a importância da presença da família no processo de escolarização das crianças de maneira  a favorecer a construção de parceria no desenvolvimento das ações que favoreçam o sucesso escolar e social das crianças atendidas pela instituição.
          O Projeto tem como intuito promover uma interação significativa com os pais, os professores, os alunos e os parceiros do projeto visando oportunizar vivências que possibilitem o refletir sobre o processo de desenvolvimento das crianças, a importância de se manter os cuidados básicos com a saúde e beleza, o exercício da solidariedade através de doação de sangue além de esclarecimentos sobre assuntos pertinentes a vida. Todas as ações visam  colaborar com a construção de horizontes, que terão posteriormente impactos positivos em suas vidas.

Justificativa
          A LDB 9394/96 traz o conceito de educação, além da educação formal  é na família que a criança construirá valores que serão incorporados ao longo da vida e onde ocorre o primeiro processo de socialização que lhes permitirá traçar caminhos futuros. Conseguir trazer a família para a escola ampliara os conceitos formulados pela criança e ainda permitirá conhecer a sua cultura pessoal para que a escola possa valorizá-la. Pensando assim, há a necessidade de estarmos estreitando laços entre escola e aqueles que dela participam direta ou indiretamente, a família, uma vez que procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola se envolvendo e participando com seus filhos de ações comunitárias.
...A família, presente em todas as sociedades, é um dos primeiros         ambientes de socialização do indivíduo, atuando como mediadora principal dos padrões, modelos e influências culturais (Amazonas, Damasceno, Terto & Silva, 2003; Kreppner, 1992, 2000).
          Como a família constitui a unidade dinâmica das relações de cunho afetivo, social e cognitivo que estão imersas nas condições materiais, históricas e culturais de um dado grupo social, ela será um parceiro a mais na busca pelo cumprimento da nossa função social e nos ajudará a cumprir com a nossa meta, cada um fazendo o que lhes é de direito e não deixando todas as ações para a escola, de modo que o aluno possa desenvolver em todos os aspectos da vida pessoal, profissional e ter sucesso, pois, nossa meta é ajudar o aluno em suas necessidades em pareceria com a família.

Mas o que é família?
          Segundo SUTTER, 2007, família é um conjunto de pessoas que se unem pelo desejo de estarem juntas, de construírem algo e de se complementarem. É por meio dessas relações que as pessoas podem se tornar mais humanas, aprendendo a viver e a conviver social e afetivamente de maneira adequada.
          Famílias constituem instituições marcadas pela diversidade, associada às diferentes condições sociais, econômicas e culturais. Uma realidade marcada pelas condições socioeconômicas em função do pertencimento a uma camada social e sua estrutura de classe. E de uma diversidade cultural que está vinculada à heterogeneidade de fatores religiosos, regionais, étnicos, do grau de escolaridade etc, que mediado pelo processo socializador, (re)produz diferentes estilos de vida, embora a reprodução não signifique a manutenção perene de todos os elementos constitutivos de um estilo de vida. Para ROMANELLI
...“a família é a base para a formação dos sujeitos”, o que implica
reconhecer  que nela, ou a partir dela, um importante processo
               educativo se inicia.

Mas de que famílias estamos falando?
          É preciso considerar as transformações sofridas pela família ao longo do tempo: o seu tamanho se reduziu; o casamento passou a ter um papel social menos central e o “companheirismo” tornou- se corrente e aceito. As mulheres, assim como os homens, passam a exercer atividades produtivas como forma de garantir as condições de igualdade e de sobrevivência. Neste contexto de intensas transformações socioeconômicas e culturais, a educação dos filhos, é assumida também pelo Estado por meio das instituições, ora mediante políticas assistenciais, ora compensatórias e ora complementares. Entre essas instituições, está à escola, que, em diferentes momentos na história, vem assumindo um papel que, em princípio, não pode ser só seu: o de educar os alunos para a cidadania. Com todas as mudanças ocorridas na família, é preciso reforçar a importância dessa instituição e o seu papel fundamental na educação das futuras gerações. E em complementaridade o papel do Estado numa articulação permanente. Cabe à escola, frente aos desafios da contemporaneidade, promover uma maior participação da família no processo educativo, evocando responsabilidades. No momento em que a família busca a escola para a matrícula do filho inicia-se um processo de interação e de (re) conhecimento entre estas duas instituições. Em ambas, os valores são colocados à mostra e à prova. A Escola como espaço da diversidade anuncia ou denuncia em confronto com as diferenças e os valores, as formas de educar da família. O mesmo ocorrendo com a escola sob o olhar da família. Portanto, torna-se necessário buscar formas de promover a articulação entre a Família e a Escola para o desenvolvimento do processo educativo numa perspectiva da formação
intelectual e afetiva das crianças, adolescentes e jovens.
         Quando falamos da “Parceria Família-Escola” não podemos nos esquecer de um terceiro componente, o “filho-aluno”. Afinal é ele quem pode ser o elo entre estas duas instituições, em permanente processo de mudança pela incompletude de suas funções, ora pelo que “não” fazem ou pelo que “deveriam fazer”, numa realidade de intensas transformações. Por mais que a escola e a família estejam passando por uma “crise de valores” ou estejam sendo submetidas a processos de mudanças nem sempre favoráveis, ambas são instituições que precisam ser valorizadas e mantidas. Isso requer da sociedade e do Estado à atenção e o investimento em políticas de fortalecimento com características emancipatórias e não mais assistenciais compensatórias ou substitutivas, mas complementares.
          A família coloca filhos na escola e não alunos, a escola recebe alunos e não filhos. Essa é uma questão que deve ser colocada no centro do diálogo, considerar que não podem ser instituições em campos opostos, antagônicos ou em disputa, mas que compartilham um mesmo objetivo, o de preparar melhor as futuras gerações para que adquiram valores e saberes.
          Diante disso, é que se propõe a implementação de um projeto que contempla ações que visam integrar escola e família. O Projeto Família na Escola tem como propósito estabelecer canais efetivos de interação que possibilitem a produção de ações educacionais de qualidade, construindo uma relação de cor- responsabilidade entre a escola e a família que sustente e apoie a aprendizagens dos alunos.

Objetivo Geral
          Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da autoestima a fim de aproximá-los dos princípios desenvolvidos na escola como solidariedade humana, respeito, democracia, inclusão entre outros, para que possam argumentar sobre eles.

Objetivos Específicos
  • Proporcionar aos educadores e aos pais momentos de reflexão acerca de questões relacionadas ao andamento da educação dos filhos e alunos;
  • Desenvolver atividades que trabalhem os valores familiares para que possam dentro do ambiente escolar e familiar perceber a importância do diálogo para a construção de valores e a resolução de conflitos;
  • Trabalhar com oficinas que visem melhorar o convívio da família com a escola;
  • Elaboras cartazes sobre o tema “Família” tendo as datas comemorativas como norte;
  • Ressaltar a importância da afetividade e limites na escola e na família como fator primordial para o bom desenvolvimento do aluno;
  • Construir momentos de socialização de ideias e valores com os pais sempre pensando em quais horários serão convenientes para a família;
  • Promover o dia da família na escola
O desenvolvimento do projeto bem como a metodologia aplicada encontram-se na íntegra nos Projetos Pedagógicos da Escola.

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